Última Hora: "BCE prepara-se para iniciar uma lenta descida das taxas de juro - JM Madeira" Tue, 04 Jun 2024 14:01:00 GMT    "BCE desce juros diretores em 25 pontos pela 1ª vez em dois anos - Idealista" Thu, 06 Jun 2024 12:16:00 GMT    "BCE desceu as taxas de juro: o que é esperado daqui para a frente? - Expresso" Thu, 06 Jun 2024 17:20:00 GMT    "Novo indício de que o BCE poderá vir a reduzir as taxas de juro na reunião de junho - Euronews" Mon, 27 May 2024 07:00:00 GMT    "BCE dá tiro de partida em ciclo lento e incerto de descida de juros - ECO" Thu, 06 Jun 2024 05:07:38 GMT    "BCE prepara-se para começar a descer as taxas de juro - Correio da Manhã" Thu, 06 Jun 2024 07:06:05 GMT    "BCE desceu taxas de juro. Mas que diferença faz ao pagar a casa? - ZAP Notícias" Thu, 06 Jun 2024 14:00:49 GMT    "Mercado reage a BCE: ações abrandam, yields agravam-se e euro dispara - Jornal de Negócios" Thu, 06 Jun 2024 06:53:44 GMT    "BCE confirma corte das taxas de juro. O que muda? - MoneyLab" Thu, 06 Jun 2024 12:25:45 GMT    "Começa hoje o corte de taxas de juro. Mas descida será lenta. "Foram e são tempos difíceis para as famílias" - CNN Portugal" Thu, 06 Jun 2024 06:00:00 GMT      Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login Canal Forex & Bolsa PT)


Bem vindo ao Canal Forex.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral de Forex Fórum dedicado a assuntos do Forex em Geral (Currency Trading)

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 06-02-2009, 18:42
fildu fildu encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Feb 2009
Mensagens: 0
Por Defeito indicadores

boas, gostava de saber quais os indicadores a utilizar em horas em k o fluxo e mais calmo?

abrigado
Responder com Quote
  #2  
Velho 09-02-2009, 22:06
VAM VAM encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Feb 2008
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por fildu Ver Mensagem
boas, gostava de saber quais os indicadores a utilizar em horas em k o fluxo e mais calmo?

abrigado
Não posso dizer que seja grande fã de indicadores porque acho que dão apenas um resumo da informação disponível no próprio movimento passado do preço e com atraso por isso devem ser usados sempre com isso em mente, com um bom conhecimeto de qual é o cálculo que lhe está subjacente e nunca com a expectativa de que façam algum tipo de previsão.

De qualquer forma se estás especificamente a referir-te aos momentos mais calmos em que o preço anda num range, os indicadores que deves usar são osciladores já que te dão a informação do nível a que o preço está comparativamente com os níveis anteriores. Por exemplo uma estocástica calculada com base em 10 velas assinalará oversold se o preço estiver no nível mais baixo das últimas 10 velas e o inverso mas por isso mesmo é que deves olhar para o próprio preço e ver se faz sentido tirar essa conclusão. Se por acaso o preço estiver mais lento do que antes, a estocástica pode dar um sinal oversold prematuramente quando o preço ainda só está a começar a descida ou então se quebrar o canal em que tem estado a fazer o range, continua a assinalar oversold mas não é por isso que o preço vai deixar de descer. Quebrando o canal o mais provável é que continue mesmo a descer.

Portanto recomendo-te que uses osciladores, regulados para o número de velas em que normalmente o range demora a mudar de direcção mas é sempre para ser usado com espírito crítico e bom senso. Nada como o próprio preço para basearmos as nossas decisões.
Responder com Quote
  #3  
Velho 09-02-2009, 22:39
Avatar de pmgo
pmgo pmgo encontra-se desligado
Membro
 
About:
Data de Adesão: Dec 2008
Mensagens: 0
Por Defeito

As velas de que falas são os candles dos últimos dez dias, certo? Mas qual o significado para oversold e o contrário (que presumo que seja overbought). E já agora o que significa que o preço está rápido? Desculpa estas perguntas que para ti devem ser caricacá, mas para quem está a dar os primeiros passos são fundamentais.
Responder com Quote
  #4  
Velho 10-02-2009, 00:46
VAM VAM encontra-se desligado
Moderador Forex
 
About:
Data de Adesão: Feb 2008
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por pmgo Ver Mensagem
As velas de que falas são os candles dos últimos dez dias, certo? Mas qual o significado para oversold e o contrário (que presumo que seja overbought). E já agora o que significa que o preço está rápido? Desculpa estas perguntas que para ti devem ser caricacá, mas para quem está a dar os primeiros passos são fundamentais.
Não há problema nenhum! Depois de alguns tempos nisto deixamos de ter tanta sensibilidade para quais são os conceitos que quem começa tem dificuldade em perceber por isso o objectivo é mesmo dizerem quando não percebem senão ficam a saber o mesmo e quem escreveu a pensar que prestou um grande serviço

As velas são as candles sim e depende do horizonte temporal que estiveres a usar. Cada vela é um período de tempo correspondente ao período que seleccionaste. Por exemplo se estás num gráfico de 1 hora, cada vela é uma hora, logo as últimas 10 velas representam as últimas 10 horas.

Para explicar o que são osciladores usei o exemplo das linhas estocásticas que dão simplesmente a posição entre 0 e 100 do nível actual do preço face ao passado. A linha base designada %K é calculada dessa forma ou seja: (preço actual-mínimo do período) / (máximo do período-mínimo do período) * 100. Portanto se o preço estiver ao nível máximo do período em análise a linha estará no 100 enquanto que se ao mínimo estará no 0. Normalmente é usado um factor atenuador desse efeito o que suaviza a evolução da linha através da utilização da média dos últimos 2 ou 3 valores e não só o último. A outra linha designada %D é simplesmente uma média móvel da %K.

Geralmente é considerado que se as linhas estocásticas estiverem acima dos 80 o preço está overbought ou seja já subiu muito e prevê-se que volte a baixar e o inverso para quando estão abaixo dos 20. Mas a questão para a qual eu estava a tentar alertar é que temos que ter em conta sempre a forma como estas linhas são calculadas e o período que está em análise:

stochs.gif

Temos o preço por cima num gráfico de 15 minutos e duas séries de linhas estocásticas em baixo, as duas usam um período de 3 para o cálculo da %D (linha vermelha a tracejado) e um efeito de atenuamento de 1 (ou seja nenhum) mas para o cálculo da %K no caso de cima é usado um período de 10 velas enquanto que na de baixo é usado um período de 50.

Podemos ver essa diferença ao longo do gráfico. No início a stoch de cima indica logo oversold porque o preço já atingiu o mínimo das últimas 10 velas enquanto que a de baixo ainda só começou a sair de overbought. De seguida o preço aumenta e a de cima dispara logo para overbought e aqui pode-se ver o que eu queria dizer com velocidade do preço porque em 3 velas a amplitude do movimento foi maior do que com as últimas 7 e isso gera um problema que é o de as velas (o preço) poderem ser lentas o suficiente a fazer um determinado movimento que faça com que o oscilador só tenha em análise uma série de velas lentas que representem apenas uma secção da amplitude do range e assim a informação que é mostrada nesse oscilador deixa de ter relevancia.

Vemos facilmente que nesta situação a stoch de cima não tem nenhuma utilidade para nós porque está sempre a dar sinal de overbought e oversold por estar a ser calculada num período desajustado à amplitude do movimento do preço. A de baixo aparentemente estará mais ajustada e os sinais que dá são mais credíveis.

No fim do gráfico ambas as stochs estão a dar sinal de oversold e começam a fazer um cruzamento entre a %K e a %D logo é um sinal para comprar certo?

stochs2.gif

Errado!

Os indicadores nunca em caso algum prevêm o comportamento do preço. Usem o bom senso acima de tudo e vejam o que o preço está a fazer. Essa é a melhor forma de perceberem o que pode vir aí e decidam os trades com base no que existe e não no que pode acontecer.
Responder com Quote
  #5  
Velho 10-02-2009, 19:19
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Excelente VAM...

Citar:
Criado Inicialmente por VAM Ver Mensagem
(...) e decidam os trades com base no que existe e não no que pode acontecer.
E, quanto a mim, esta é uma lei a seguir...
E digo mais....
Techam cuidado COM VOCÊS PRÓPRIOS.

Uma coisa é a gente saber e aceitar a teoria...
E outra o que fazemos quando estamos mergulados na emoçao do trading...

Verao, que sistemáticamente nao fazemos o que já sabemos que devíamos fazer.

Por isso se diz, que o Santo Grial está dentro de cada um de nós.

Excelente Vam... repito.
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
  #6  
Velho 10-02-2009, 19:54
Avatar de Cubriclas
Cubriclas Cubriclas encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 40
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por VAM Ver Mensagem
Os indicadores nunca em caso algum prevêm o comportamento do preço. Usem o bom senso acima de tudo e vejam o que o preço está a fazer.
Discordo.
Concordava se tivesses escrito "este indicador (estocástico) utilizado sozinho não prevê comportamento futuro dos preços".
O estocástico sozinho, ou qualquer indicador sozinho não tende a prever o comportamento futuro dos preços. Se colocarem o estocástico e o rsi juntos a leitura ´dificilmente será a mesma pois o mais natural é o estocástico estar oversold e o rsi ainda estar neutral ou a caminho de oversold.
Um indicador em conjunto com mais um, dois ou três indicadores normalmente consegue fazer uma previsão aproximada do comportamento futuro dos preços.
Bons trades.
Responder com Quote
  #7  
Velho 10-02-2009, 20:55
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Polémica establecida... isso é optimo...

Creio que o que o VAM afirma é que é suicida acreditar que os indicadores nos podem indicar o que fazer.
Certo que ajudam... A mim ajudam a tomar a decisao.
Mas eu nunca a tomo de forma cega.
Quantas vezes nao me dizem COMPRA e eu fico quietinho.
O que nao quer dizer que VENDA... claro.

Mas temos sempre que ter presente que um indicador SÓ PODE ANALIZAR O QUE JÁ É HISTORIA.
E portanto pode falhar.
Ha que considerar mais coisas: Por exemplo, no Forex, muito a psicologia. O que é que o PREÇO tem estado a fazer....
Ou seja... o que nos está dizendo nas entrelinhas....

O Forex é um mercado manipulado e portanto a objectividade mecanica falha muito.

É o que eu acho.
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
  #8  
Velho 10-02-2009, 21:09
Avatar de Cubriclas
Cubriclas Cubriclas encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 40
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por afernandes Ver Mensagem
Mas eu nunca a tomo de forma cega.
Quantas vezes nao me dizem COMPRA e eu fico quietinho.
O Forex é um mercado manipulado e portanto a objectividade mecanica falha muito.
Por partes...
- eu nunca tomo as indicações de forma cega (em nada na vida). No caso dos indicadores temos de entender o que eles nos transmitem. Consegui-o através da leitura e da prática do dia a dia.
- muito depende a forma como se olha para a AT. Quando para uns certo sinal é de compra para outros é de venda. Quem estiver melhor preparado estará do lado certo.
- A manipulação no Forex é quase inexistente. O Banco do Japão há uns anos fazia intervenções para defender o Yene o que ocasionava oscilações bruscas de 400 ou 500 pips nos crosses em que entrasse o yene. Actualmente já nada se tem passado de relevante. Muito mais manipulada é a Bolsa.

Bons trades!

p.s- não se trata de polémica mas sim de opiniões e experiências diferentes e como sabemos....da conversa nasce a luz

Última edição de Cubriclas : 10-02-2009 às 21:15.
Responder com Quote
  #9  
Velho 10-02-2009, 21:30
Avatar de Cubriclas
Cubriclas Cubriclas encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 40
Por Defeito

Os indicadores, a sua eficiência ou utilidade variam de pessoa para pessoa. É um tema que tem apaixonado muitos traders.
Gosto de olhar para os indicadores e tomar uma de quatro decisões: compro, vendo, mantenho ou não entro no mercado.
Nunca olho apenas para ver como está o estocástico, o rsi ou as moving averages em separado. Olho para todos como visão global e depois ajuízo de acordo com tudo o que vi no passado. Depois decido.
Sem indicadores andava totalmente às cegas e decerto que não iria nunca tradar em real. Apenas as candlesticks dão boas pistas sem ser necessário recorrer a indicadores, mas isso acontece uma vez entre outra.
Bons trades.
Responder com Quote
  #10  
Velho 10-02-2009, 21:59
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Olá Cubriclas

Polémica, nao é briga. É mesmo uma pratica importante para o avanço do conhecimento...
Por isso dei esse nome, mas o sentido era o que tens.

Nao me referia a ninguem quando falai do emprego cego dos indicadores. Era só uma forma de reforçar o perigo que podem ter o seu mau uso.

Mercados manipulados....
Eu vejo mais a coisa assim:
Aqui jogamos todos contra todos... Mas isso é a teoria.
Quanto a mim, jogam fundamentalmente profissionais contra os curiosos, que sao, nao o esqueçamos, a maioria E PORTANTO MUITO DINHEIRO.

Nao estou a dizer que há um telefone vermelho em cada profissional aonde vem a ordem VENDER... COMPRAR... nao.

O que acho ( nada estudado nem fundamentado ), é que os profissionais sabem interpretar o que está acontecendo. Ou seja se há um movimento importante de CAÇA - STOPS dos pobres amadores, reforçam-no

Estes hesitam, se aterrorizam e fecham a boas posiçao que tinham, ajudando mais ainda o movimento predatorio.
Que 100 pips depois volta de novo, já sem os perdedores.

Chamo manipulaçao porque isto nao obedece a mais objectivos do que retirar o dinheiro das maos fracas....

E nao vejo nada de diabolico nisto. Sao as regras do jogo.

A nossa arte é conseguir estar do lado vencedor...

Foi neste sentido.. .Se calhar o termo nao está bem empregue...
Nao sei...
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »

Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
EA que aceite combinação de indicadores paulo cesar rocha chaves Sistemas de Trading Mecânicos para Forex 2 05-11-2014 22:23
Indicadores Técnicos necas Fórum Geral de Forex 3 30-03-2012 18:08
Os indicadores uma das grandes mentiras do Forex. afernandes Análise Técnica em Forex 12 13-01-2012 11:52
PNG p/ análise de indicadores no momento real. afernandes Análise Técnica em Forex 5 26-11-2010 19:11
Usar indicadores ou não? O que aprender na Análise Técnica? Crashh Fórum Geral de Forex 5 01-04-2009 23:55


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 17:33.

Largura do Site:


Copyright@2007-2024 - CanalForex.com, todos os direitos reservados.