Última Hora: "Novo indício de que o BCE poderá vir a reduzir as taxas de juro na reunião de junho - Euronews" Mon, 27 May 2024 07:00:00 GMT    "Fed mantém juros nos EUA e antecipa só um corte em 2024 - Idealista" Thu, 13 Jun 2024 08:51:18 GMT    "Fed mantém juros dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50% e sinaliza apenas um corte na taxa em 2024 - G1" Wed, 12 Jun 2024 18:00:13 GMT    "Imobiliário pressiona bolsas europeias. Dólar em máximos de um mês após dados dos EUA - Jornal de Negócios" Fri, 07 Jun 2024 13:09:49 GMT    "Fed mantém taxas e antecipa apenas um corte até ao final do ano - Público" Wed, 12 Jun 2024 18:51:59 GMT    "Reserva Federal dos EUA não baixa taxas de juro. "Inflação abrandou significativamente mas continua demasiado ... - Observador" Wed, 12 Jun 2024 18:03:13 GMT    "Reserva federal americana ainda sem confiança para começar a baixar juros - ECO" Wed, 12 Jun 2024 06:07:44 GMT    "Não segue BCE. Banco central dos Estados Unidos não baixa taxas de juro - TSF Online" Wed, 12 Jun 2024 17:29:00 GMT    "Fed distancia-se do BCE e mantém taxas de juro inalteradas em máximos de 2001 - ECO" Wed, 12 Jun 2024 19:18:07 GMT    "Fed não mexe nos juros e projeta apenas um corte este ano - Expresso" Wed, 12 Jun 2024 18:28:04 GMT      Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login Canal Forex & Bolsa PT)


Bem vindo ao Canal Forex.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral de Forex Fórum dedicado a assuntos do Forex em Geral (Currency Trading)

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 05-05-2009, 12:07
micromys micromys encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 0
Por Defeito Apresentação

Um bem-haja a todos!

O meu nome é Rui e sou um novato nestas andanças do Forex. A ideia da possibilidade de fazer dinheiro aproveitando os câmbios acompanha-me há alguns anos, mas, por ignorância, não sabia que existiam plataformas online que permitem fazer trade. Pensava eu que podia ir ao banco, comprar dólares e depois esperar que o vento fosse favorável para os vender outra vez . Afinal... santa ignorância. Depois, olhando para as comissões que são cobradas acabei por colocar a ideia de lado.

Há cerca de 1 mês vi uma publicidade online ao mercado Forex como sendo um mercado de câmbios e resolvi visitar a página do anunciante (nem sabia que o mercado de divisas se chamava "Forex"!) Registei-me e no dia a seguir estava uma senhora a telefonar-me falando das maravilhas deste mercado, persuadindo-me a abrir uma conta com eles. Bom, costumo ser uma pessoa bastante cautelosa que que investiga bem as coisas antes de embarcar em algo, mas acabei, não por ingenuidade mas talvez pela emoção do momento, por abrir uma miniconta de 100 dólares. Naturalmente, logo após ter aberto a conta fiquei cheio de medo e arrependido de o ter feito sem antes investigar, principalmente devido ao facto de a minha experiência ser zero!

Todos os dias tenho recebido análise técnicas e fui experimentando seguindo essas análises, sendo, no entanto, bastante cauteloso. Mesmo sem experiência no final de Abril consegui ganhar o dobro do que investi. Depois, de uma vez só perdi cerca de 1/3 do que tinha ganho. Só nessa altura caí em mim e lembrei-me de pesquisar na net algo sobre o mercado... Foi realmente falta de tacto e cautela da minha parte...

Navegando na net tenho procurado informações sobre o mercado Forex e decidi parar de apostar dinheiro sem experiência, pois, pelo que vejo, os ganhos que tive no primeiro mês foram sem dúvida sorte de principiante. Não é que seja muito dinheiro, mas... é meu. Prefiro aprender e ganhar experiência antes de continuar. Descobri esta comunidade, tenho lido vários posts e é de louvar a disponibilidade e altruismo das pessoas experientes que o frequentam ajudando como podem quem está a começar!

Um abraço,

Rui
Responder com Quote
  #2  
Velho 05-05-2009, 17:38
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Olá Rui
Bem-vindo.

Realmente parece que todos entramos no Forex ganhando... e acabamos por desistir depois de perder o ganhado e mais.

Há pouco tempo li uma aproximação interessante ao facto de ganharmos ao principio: Dizia que algo tem a ver com a nossa 'inocência'. Ou seja, que estamos menos influenciáveis.

De qualquer forma, como é impossível prolongar essa 'inocência', a aposta tem que ser outra e concordo consigo que é a de aprender!

Todos perdemos dinheiro a aprender. Não se deve preocupar com perder essa conta.
O que não significa que não procure fazer bem o trading.

Nada ensina melhor que perder dinheiro.
Tome isso como custos de aprendizagem.
E são mesmo.
Há bastante que ler aqui.
No meu site em <[URL="http://www.i9forex.com/clube/"]Antigo Blog[/URL]> estão muitíssimos livros disponíveis em PDF

E há aqui muitos membros com experiência.
Só tem que colocar as questões.
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
  #3  
Velho 05-05-2009, 19:01
Avatar de Cubriclas
Cubriclas Cubriclas encontra-se desligado
Moderador
 
About:
Data de Adesão: Sep 2008
Mensagens: 40
Por Defeito

Micromys, bem vindo ao mundo do Forex.
Grão a grão enche a galinha o papo e disciplina no trading. Aprende a acumular...coisa que poucos conseguem fazer e sê disciplinado!
São estes os conselhos que eu sigo e que te dou.
Escreveste que duplicaste os 100 dolares em cerca de 1 mês...pois eu preciso de 1 ano para fazer o mesmo...
Pergunto: onde estará a melhor estratégia? Ir ganhando e acumulando investindo pouco capital ou então ganhar uma fortuna apostando forte para depois perder quase tudo? Dá que pensar não é?
Bons trades!
Responder com Quote
  #4  
Velho 06-05-2009, 15:58
micromys micromys encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 0
Por Defeito

Muito obrigado pelos vossos comentários e primeiros conselhos!

Estive a dar uma vista de olhos à biblioteca do antigo blog do afernandes e parece haver lá bastante riqueza de conhecimentos para quem quer aprender.

Começei por dar especial atenção às análises de gráficos, o que me parece importante. Creio que, sabendo interpretar bem os gráficos a par com exemplos práticos, é possível adquirir sensibilidade aos variados indocadores. Estou correcto?

Em relação ao que o cubriclas escreveu, é verdade que em precentagem ganhei bastante no primeiro mês, mas também é verdade que, dada a minha (falta de ) experiência, foi pura sorte. Isso prova-se pelo facto de ter perdido 1/3 do que ganhei de uma vez só! Tens toda a razão, mais vale investir com cautela e sabedoria do que enveredar pela ganância e querer ganhar tudo de uma vez. Esta é uma máxima que utilizo no meu quotidiano e irei concerteza seguir no Forex.

Irei deixar uma questão mais técnica num outro tópico criado pelo afernandes.

Abraço
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #5  
Velho 06-05-2009, 18:03
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Quem opta por se guiar pela analise técnica, e me parece que no Forex, só podem usar a analise fundamental, grandes fortunas c/ grandes meios, sem dúvida que tem que ser exímio na analise gráfica.
Há quem ponha de lado os indicadores.
Eu uso os indicadores.

Mas atenção, OS INDICADORES SEMPRE ESTÃO BASEADOS SOBRE O QUE JÁ É PASSADO.
Nada de procurar que os indicadores nos prevejam o que vai acontecer no lado direito dos gráficos.

Nos dão o que está passando e temos que ter experiência suficiente, para dessa leitura, tirar conclusões QUE SEMPRE ENVOLVEM UM RISCO DE NÃO SER CERTAS.

Por isso, como já se disse muito aqui, manejar o risco é realmente o segredo disto.

E esta é outra habitual debilidade de quem começa. Por desconhecimento fundamentalmente e tb por querer ganhar tudo em um dia.
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
  #6  
Velho 06-05-2009, 23:29
micromys micromys encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por afernandes Ver Mensagem
Quem opta por se guiar pela analise técnica, e me parece que no Forex, só podem usar a analise fundamental, grandes fortunas c/ grandes meios, sem dúvida que tem que ser exímio na analise gráfica.
Há quem ponha de lado os indicadores.
Eu uso os indicadores.

Agora fiquei confuso. Julguei que se obtivessem indicadores pela análise técnica. Algo como por exemplo uma figura geométrica qualquer no gráfico, a par com o volume, pode indicar que o preço vai rumar em determinada direcção. Estas indicações seriam sempre predictivas.

Assim, o que são indicadores? Prós e contras de análise técnica vs indicadores? Peço desculpa se as perguntas parecerem disparatadas, mas é o mal da ingenuidade


Abraço
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #7  
Velho 07-05-2009, 06:48
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por micromys Ver Mensagem
Agora fiquei confuso. Julguei que se obtivessem indicadores pela análise técnica. Algo como por exemplo uma figura geométrica qualquer no gráfico, a par com o volume, pode indicar que o preço vai rumar em determinada direcção. Estas indicações seriam sempre predictivas.

Assim, o que são indicadores? Prós e contras de análise técnica vs indicadores? Peço desculpa se as perguntas parecerem disparatadas, mas é o mal da ingenuidade


Abraço
Olá
Espero que mais gente vá intervindo porque eu só tenho 3 anos disto e o que dão três anos é para saber que pouco sabemos...

Do que 'sei', a analise técnica é basicamente a análise do mercado baseada em indicadores, padrões da cotação e pouco mais.

Na minha opinião, que evidentemente, não é só a minha, não sou tão atrevido, para que com três anos faça escola, PREDIZER com os indicadores é o erro habitual.

Imagine o que aconteceria se isso fosse certo... Os indicadores são do domínio publico. E conhecidos por todos os intervenientes...
Ganhavam todos... né?

E como sabemos, ganham apenas 15%. Logo...

O que há que fazer é primeiro, encontrar os indicadores que nos dizem algo.
Filtrá-los com outros.
Com o nosso conhecimento do mercado.
As horas, os pares, as sessoes etc etc etc.

Que o mesmo é dizer, aprender aprender aprender.
Tudo tem os seus custos e leva o seu tempo.

Quantas e quantas vezes eu não 'vejo' que aquela subida é 'falsa'
Os indicadores dizem para eu comprar...
E eu não compro.
Sou adivinho... Não!
É alguma experiência que me está dizendo que aquilo não é o que parece.

Uma subida do $ ao final da sessão americana? Acontece muitas vezes e muitas mais não.
Os indicadores nos dizem que o PAR está subavaliado.... Hummm pode crer que é provável que ainda se desvalorize mais...

Enfim...
__________________
AF
i9Forex.com
Responder com Quote
  #8  
Velho 07-05-2009, 14:08
micromys micromys encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 0
Por Defeito

Agradeço a sua intervenção! Com "apenas" 3 anos a sua opinião e partilha de experiência é valiosa para quem está a iniciar-se.

Tendo em conta a complexidade do mercado e todo o processo de aprendizagem e aquisição de experiência, pergunto: vale a pena? Apostar no mercado forex recompensa? Naturalmente esta pergunta dirige-se a quem tem a cabeça no lugar, e não a quem chega com vontade de ganhar tudo de repente e acaba por perder e vai embora...
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #9  
Velho 08-05-2009, 15:29
micromys micromys encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Apr 2009
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por afernandes Ver Mensagem
Quem opta por se guiar pela analise técnica, e me parece que no Forex, só podem usar a analise fundamental, grandes fortunas c/ grandes meios, sem dúvida que tem que ser exímio na analise gráfica.
Há quem ponha de lado os indicadores.
Eu uso os indicadores.

Mas atenção, OS INDICADORES SEMPRE ESTÃO BASEADOS SOBRE O QUE JÁ É PASSADO.
- Os indicadores que refere são indicadores técnicos como RSI, MACD etc, ou são indicadores económicos, políticos, etc?

- Agora, deixe-me ver se estou a pensar bem: estando os indicadores baseados em algo que já se passou, a análise técnica também o deveria ser, pois tenta prever o que irá passar a partir de dados já existentes, ou seja, eventos que já são também passado. Alguém me pode esclarecer sobre isto?
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #10  
Velho 08-05-2009, 19:01
Avatar de afernandes
afernandes afernandes encontra-se desligado
Sénior
 
About:
Data de Adesão: Sep 2007
Mensagens: 0
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por micromys Ver Mensagem
- Os indicadores que refere são indicadores técnicos como RSI, MACD etc, ou são indicadores económicos, políticos, etc?

Exacto... embora acabemos por usar pouco esses. Sempre encontramos alguns, entre os milhares que circulam publicamente que é mais do gosto de cada um.

O económicos, políticos, climáticos etc... são do que se chama a análise fundamental.
Ou seja o que verdadeiramente valoriza ou desvaloriza uma moeda.
Eu sempre só falo do Forex.

Porem, os seus efeitos não são a curto prazo.
E com os movimentos de curto prazo se pode ganhar bastante para quem não tem muito.
Por isso não consideramos os grandes movimentos.

- Agora, deixe-me ver se estou a pensar bem: estando os indicadores baseados em algo que já se passou, a análise técnica também o deveria ser, pois tenta prever o que irá passar a partir de dados já existentes, ou seja, eventos que já são também passado. Alguém me pode esclarecer sobre isto?
É isso mesmo.
Por isso dizemos: controlar o risco. Pois sabemos que vamos errar nos cálculos.
Se trata de fazer a gestão entre o que habitualmente ganhamos e perdemos.

Cada um tem que ter um equilíbrio positivo entre o que perde e ganha.
E sistemático. Para que seja sustentado.
Pode ser 3/1 ou 1/3, 10/1 ou 1/10 isso não interessa.

Quero dizer é igual, penso eu, ter uma estatística de perder 1 vez em cada 10 ou de perder 10 vezes em cada ganho.
O que realmente importa é se no movimento 11 está com lucro e iga assim...

Por exemplo eu sou dos que tem muitos ganhos entre os prejuízos.
Isto não é necessariamente melhor dos que tem muitos prejuízos entre os ganhos. Pois os ganhos podem ser substanciais e 'tapar' os frequentes prejuízos.
É o perfil de cada um que ditará isto.
__________________
AF
i9Forex.com

Última edição de afernandes : 08-05-2009 às 19:07.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »

Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
apresentação de um bom site de estudo forex Annunnakki Fórum Geral de Forex 1 27-07-2017 13:05
Apresentação Eduardo EJTJ Fórum Geral de Forex 3 13-01-2010 08:08


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 14:05.

Largura do Site:


Copyright@2007-2024 - CanalForex.com, todos os direitos reservados.