Última Hora: "Banco Nacional da Suíça desce taxa de juro em 0,25 pontos percentuais - Público" Thu, 21 Mar 2024 07:00:00 GMT    "Redução da inflação na zona do euro cria espaço para cortes nos juros do BCE, diz Knot - Entretenimento BOL" Tue, 14 May 2024 15:26:26 GMT    "BCE diz que pode cortar taxas uma vez e parar aí - Diário de Notícias" Thu, 21 Mar 2024 07:00:00 GMT    "Ainda não será hoje que BCE começa a descer taxas de juro. Nova aposta é que primeiro corte vai acontecer em junho - CNN Portugal" Thu, 07 Mar 2024 08:00:00 GMT    "Reserva Federal não desce juros mas, apesar da inflação "demasiado elevada", mantém previsão de baixar três vezes ... - Observador" Wed, 20 Mar 2024 07:00:00 GMT    "Maioria dos bancos centrais decidiu em março não mexer nos juros, com 'falcões' a admitir que BCE pode cortar taxas antes da Fed - Expresso" Tue, 02 Apr 2024 07:00:00 GMT    "Reserva Federal deve manter taxas de juro elevadas após subida da inflação - RTP Notícias" Tue, 30 Apr 2024 07:00:00 GMT    "Sem surpresas, Reserva Federal mantém taxas de juro inalteradas - ECO" Wed, 01 May 2024 07:00:00 GMT    "Corte dos juros do BCE? Inflação e economia europeia evoluem a favor - Idealista" Fri, 05 Apr 2024 07:00:00 GMT    "Banco Nacional Suíço torna-se o primeiro banco central a cortar as taxas de juro - Observador" Thu, 21 Mar 2024 07:00:00 GMT      Para mais notícias, clique aqui.

Área de Acesso
       
       
Lembrar Sempre 
(Login Canal Forex & Bolsa PT)


Bem vindo ao Canal Forex.
Bem vindos ao Fórum do Portal BolsaPT! Inscrevam-se e participem na nossa comunidade, poderão pedir opiniões e Análises Técnicas às vossas acções, colocar dúvidas, aprender, partilhar ideias, ajudar outros, etc. Além das cotações, gráficos, análise técnica interactiva, históricos, terão simulação de carteiras, alarmes, e muito mais virá no futuro. Lembre-se que se pode logar com o seu login CanalForex!


Fórum Geral de Forex Fórum dedicado a assuntos do Forex em Geral (Currency Trading)

Responder
 
Opções
  #1  
Velho 11-02-2009, 05:13
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito Usar indicadores ou não? O que aprender na Análise Técnica?

Porque são usados os indicadores

A meu ver, é assim, depende, os indicadores podem ser bem úteis em certos lados, e pouco úteis noutros (mas ainda assim talvez úteis).

Se ninguém usasse um Estocástico, ele nunca previria preços, se ninguém usasse um RSI, ele nunca seria útil. Porquê? Pela mesma razão de que, se ninguém usasse médias móveis de 200 dias, ou 50 dias, elas não seriam os suportes bons que existem hoje em dia. Ou seja, pela simples razão que os indicadores têm o poder que têm, quando muitas pessoas os usam e os tomam como garantidos.

Como muita gente usa médias móveis de 200 dias, e todos falam nisso nos jornais e sites, é como se a quase totalidade dos traders olhasse com atenção para uma média móvel de 200 dias, e o preço ao tocar lá, desatassem a comprar por estarem perto de um possível fundo, suporte importante, etc.

Ou seja, são os traders ao usarem tanto um indicador, que lhe dão poder. Tal como as linhas de estudo, resistências, etc. Os indicadores não prevêm algo, apenas, provocam reacções nos milhões de traders que os usam e nos podem tentar fazer ganhar dinheiro com eles.

Adaptar indicadores

Como todos usam x indicadores, por exemplo, um estocástico de 9 períodos por defeito (acho que era este o "por defeito dele"), ele não funcionará tão bem quanto outro com um número de períodos diferente que sirva para prever o comportamento do primeiro e antecipar as moves dos outros. Mas esta teoria já é mais rebuscada.

Por isso passo para um facto: em qualquer acção ou câmbio etc, podemos testar vários parâmetros num dado indicador e descobrir que parâmetro teria mais sucesso num determinado activo. Um estocástico de 9 velas poderia ter sucesso na acção A e insucesso na B, e um de 10 períodos ter sucesso na B e insucesso na A.

Por isso há que adaptar os indicadores um pouco aos comportamentos dos activos mas sem cair em riscos de over-fitting (curve-fitting), adaptando em vários períodos diferentes e em largos históricos etc, e tentar ver qual representa melhor o activo.

Exemplo disso é o EURUSD. Nunca um estocástico no EURUSD teria sucesso em muitas partes da sua história, porque, se virem, em movimentos tendenciais, o estocástico ficaria overbought em 9 ou 10 velas um de 9 velas de parâmetro, mas em subidas de 50 velas seguidas (temos subidas em que passamos meses a subir quase sem parar), teríamos o estocástico a dar overbought logo nas primeiras 2 semanas, de uma subida de meses, e isso seria para rir, enquanto que um estocástico de (vou inventar ao calhas) um parâmetro de uns 40 velas, já poderia funcionar melhor a longo prazo nessas tendências enormes.

Ou seja, é o perfeito exemplo do porquê de termos de adaptar os indicadores aos activos que usamos. É como por pneus adequados a um carro.

O Forex é bem técnico, mas há indicadores que a meu ver não terão tanto sucesso nele, eu pessoalmente nunca usaria o estocástico no Forex em velas diárias em trades de longo prazo, devido a ter de usar parâmetros estranhos para que possa ter algum sucesso, mas há quem possa usar, e se adapte a eles.

Indicadores sozinhos

Um sistema de trading, terá tanto mais sucesso, quanto melhor seja e quanto mais anónimo seja. Poderá ter mais sucesso inicialmente se muitos usarem e darem força ao mesmo mas passando um certo número o resultado será prejudicial e aí o excesso de pessoas a usá-lo irá estragar os seus resultados.

Da mesma forma, indicadores que antes davam lucro sozinhos, agora não dão lucro sozinhos nunca na vida, já que todos os usam! Não podem todos acertar, logo o indicador terá muita dificuldade em acertar constantemente nas coisas.

Antes era possível fazer lucros enormes só com médias móveis, há décadas atrás. Hoje em dia, pensar em tal coisa, seria de loucos e todos se ririam nas nossas caras. Hoje em dia todos usam médias móveis. Sozinhas elas agora não terão qualquer efeito garantido.

Se antes com uma média móvel de 21 dias se podia fazer lucro constante durante 10 anos, agora temos de usar uma média móvel de 21 dias em Janeiro, 19 em Fevereiro, 25 dias em Março, 15 em Abril, 14 em Maio, 29 em Junho, etc.

Ou seja, as médias móveis agora, só dariam lucro, se prevíssemos qual o parâmetro (número de dias de média) que lhes fariam ter lucro antes de começar cada período (neste caso do exemplo, antes de cada mês).

Como seria mais difícil prever os parâmetros que o próprio preço (penso eu de que, para citar o Pinto da Costa ), acabamos por não poder fazer lucro apenas com uma média móvel, já que um parâmetro fixo de x dias, não funcionará em prazos grandes.

Se tivermos um parâmetro de 10 dias, e esse for o parâmetro ideal em Agosto, teremos 11 meses de prejuízo ou pouco lucro, e 1 mês apenas de bom lucro, em Agosto, onde seria o mês em que esse parâmetro seria o ideal.

Concluindo, indicadores usados por todos, sozinhos, é para esquecer, sistemas de trading que poucos conheçam, isso sim podem funcionar.

Eficácia de indicadores misturados

Indicadores misturados poderão ser mais eficazes que sozinhos, mas tem um grande senão, e isto para não falar do facto que muita gente se lembra de misturar um Estocástico com um RSI, etc, ou do facto de muita gente usar só o RSI e só o Estocástico e isso tirar a força da mistura dos dois.

Um grande mal escondido na mistura de indicadores, é um mal comum à criação de sistemas de trading. Muitos se lembram de criar sistemas misturando um Estocástico com um RSI com um MACD com uma média, com x ou y (são apenas exemplos).

Mas ao adaptarmos um indicador a um preço, estamos a ver que parâmetros ele tem de ter para teóricamente ter dado mais lucro no passado a esse preço (e não garante o futuro), no fundo estamos a adaptá-lo ao preço. Isto é aceitável ate certo ponto, e até recomendável.

Mas se o fizermos não com 1, mas com 4, 5, 6 indicadores em simultâneo, estamos a adaptar vários indicadores a um histórico de preços, e se já é difícil que um indicador adaptado a um histórico passado preveja o futuro (apesar de ser melhor ter um adaptado que um irrealista como no caso do Forex dado acima por mim), mais difícil será que 6 adaptados interligados o façam, pois terá não 1 mas sim 6 indicadores se portarem como no passado em simultâneo para algo dar certo. Este porquê que dei não é 100% correcto mas é uma forma de explicar o que quero dizer que não sei como o dizer.

Ao fazermos isto, estamos no fundo a fazer curve-fitting/over-fitting, a adaptar um sistema, uma interligação de indicadores a um comportamento cambial, e quanto mais o adaptamos ao passado, menos bem funcionará no futuro, pois estará viciado.

Conclusão sobre uso de indicadores

Concluindo, apesar de podermos usar indicadores, e sabermos certas manhas que eles tenham em certos cambios, etc, não só eles não dão lucro sozinhos, como será dífícil que dêem lucro interligados, pelo menos usando-os como únicas ferramentas para decidir o que fazer.

Agora claro que adaptando à forma de tradar de cada um, haverão traders que se dêem bem no trading olhando para o Estocástico e RSI, e seguindo-os, não à regra, mas ocasionalmente, para tirar dúvidas, para os ajudar a decidir, ou mesmo ajudara visualizar determinada situação mais claramente.

Devo dizer que vi acções com muita facilidade de serem previstas mediante comportamentos bem definidos por certos indicadores, no Forex não vejo tanto isso.

Qual o melhor de todos os Indicadores?

Poderão achar estranho, mas quer queiram quer não, o melhor de todos os indicadores que poderão ter às vossas mãos, talvez por ser o mais usado por todos, são as médias móveis.

Coloquem um gráfico e testes a 1/1 com muitos indicadores, no Metastock, e verão que as médias móveis têm melhor comportamento de previsão sobre o activo que todos os outros. Por mais antigas que sejam, mas ao mesmo tempo talvez por mais universais serem, são as que melhor funcionam.

* * * O que eu fazia * * *

Agora eu por norma não recomendo o uso de indicadores no Forex, até porque não os uso.

No início comecei por usar vários indicadores, Estocásticos, RSI, Parabolic SAR, etc. Junto com linhas, médias móveis, etc.

Depois com o tempo fui anulando os indicadores e dedicar-me mais ao preço como o VAM falou acima. À medida que o tempo passava, vi que previa melhor o preço olhando para ele directamente do que para indicadores. Claro que isto poderá mudar de pessoa para pessoa.

O que eu recomendo vivamente, mesmo vivamente, segundo aquilo que deu mais certo comigo são:

Velas Japonesas

Já que devemos olhar para o preço, devemos usar Velas Japonesas. Não digo isto para andarem a levar à letra os padrões, conheci um amigo que o coitado assim que via uma Shooting Star desatava a vender tudo a pensar que era queda garantiga, e não era, aquilo lá subia, ou descobria que se enganou e era um Hammer, etc.

Ou seja, as Velas Japonesas, não é para se levar à letra, é apenas no sentido de que nos fazem ver mais facilmente como o preço está a agir, a luta constante de Bulls e Bears, Procura e Oferta, etc, está a acontecer no mercado.

Com gráficos OHLC só vêem riscos finos no gráfico, mas com Velas Japonesas de cores Azul e Vermelho por exemplo, verão claramente zonas de maiores subidas, de maiores quedas, concentrações de vermelho, de azul, de velas negras ou brancas, o que quer que seja, verão se são velas cheias, se há indecisão. Mesmo sem fazerem análise, com o tempo, bastará olharem para o gráfico, e dada a vossa prática, em 1 segundo ou poucos segundos, tenderão a dizer "isto vai cair" ou "isto vai subir" com uma rapidez incrível, por pura prática e instinto e reflexos adquiridos com o tempo.

Não por as velas vos dizerem que sobe ou cai, mas sim pela forma como elas vos tornam fácil perceber o preço. Elas não vos trarão previsibilidade por si sós, elas irão fazer-vos entender, perceber o preço de uma forma como nunca o fizeram antes, e com a prática, acabarão por compreender o mercado de uma forma como nunca o fizeram antes.

É por isso que recomento velas japonesas. Claro que os seus padrões também poderão ajudar.

Linhas de Tendência

As Linhas de Tendência são super importantes. Não há coisas mais importantes para uma tendência e vermos quando termina, do que vermos as próprias linhas que definem essa mesma tendência, linhas de suporte, resistência, canais, etc.

Ao desenharem bem linhas de tendência, não só poderão ver tendências onde elas estão e logo no início, como ver quando elas terminam, e ter uma ideia brutal dos movimentos de preços e tendências.

Há que aprender a usar linhas de tendência, desenhá-las, e com elas preverão o preço. Há acções que andaram 3 anos inteiros dentro de canais sem os quebrar e que fariam os traders fazer lucros certos comprando na LT inferior de um canal e vendendo na superior!

O mesmo se passa no Forex, há linhas de tendência tão firmes que nos fazem fazer lucros fáceis por vezes. Indispensáveis.

Médias Móveis

Se querem mesmo mesmo mesmo usar um indicador, coloquem só uma média móvel ou duas, as médias que todos usam, pois podem ser suportes e resistências importantes ou bons indicadores de momentum.

Não digo que devam levá-las à letra, nem comprar ou vender quando são cruzadas, mas sim usá-las como eu falei das Velas Japonesas, ou seja, usá-las para perceber melhor, o movimento dos preços, a força de um movimento, o momentum, se está a ganhar ou perder força, ou mesmo se se está a aproximar de uma média importante como a de 200 dias e poderá ser boa oportunidade de compra.

Tirando médias móveis, e as mais importantes, não vejo utilidade no uso de indicadores. E mesmo estas eu poderia por de lado, para mim um gráfico, com linhas, seria o suficiente. Mas as médias poderão ser muito úteis. São universais.

Padrões dos Preços e Formações Geométricas, Máximos e Mínimos

Os padrões dos Preços, ou Formações Geométricas que formam, são de muita importância, não só por serem ainda mais universais que as médias móveis (mesmo que não usa médias móveis, vê os padrões de preços), como também por serem aquilo que temos de ver, o próprio preço.

Para se prever o preço, devemos olhar para o próprio preço, para o que ele faz, padrões que revelem força, fraqueza, etc.

Se há um Head and Shoulders a ser formado, não só poderá indicar queda (se for normal) por sabermos que todos o vão ver e vender com medo, como também pelo que representa enquanto indicador de preço: uma subida que não passou de um certo ponto, uma ou mais, falhadas e baixas, uma mais forte que faça a cabeça, depois uma ou mais pequenas falhadas que não atingem a altura da cabeça. O que revela? Fraqueza, tentaram com esforço extra ir mais longe, fizeram a cabeça, não conseguiram, só tiveram força para mais uns ombros, o caminho é... Queda.

Um triângulo, se há uma LT superior acima, e uma LT inferior abaixo, o que será ultrapassado? Será rompida a resistência e subirá, o quebrado o suporte e cair? Ao se manter dentro de um triângulo cada vez mais apertado, apercebemo-nos da importância das duas linhas e veremos qual cederá mais rápido e quem tem mais força os Bulls ou os Bears.

E o famoso Tea Cup, ou Flying Saucer e coisas assim? Em que vemos os preços lentamente a desenhar e ganhar forças para novas subidas, etc.

Oumesmo Máximos e Mínimos de preços? Os preços sobem e caem em ondas como sabemos, mas se essas ondas têm Máximos cada vez mais altos e Mínimos cada vez mais altos, subirá ou cairá? E vice-versa.

Ou seja, o mais importante em termos de análises de gráficos é o estudo do preço, e o mais importante no estudo do preço, é olhar para o próprio preço.

Time Frame

E nunca se cometer o erro de levar à letra A.T. pois ela pode falhar, e muito menos em Time Frames reduzidas. Se uma Linha de Tendência com meses pode ser difícil de quebrar, não esperem que em velas de 1 minuto uma com 2 horas seja difícil de quebrar, ou que padrões de preços em velas de 5 minutos sejam importantes. Há que ver velas de 1 dia, ou para daytrading velas de 1 hora, mas as de 1 hora para análises em gráficos de velas de 1 hora (próximos dias) e as de 1 dia para prever movimentos de preços nos próximos dias, semanas, meses, etc.

Volume

O Volume é um indicador que poderá ser útil mas difícil de explicar porquê aqui ao contrário do que possa parecer.

Conclusão

O que eu sempre fiz, e que me deu sucesso, foi analisar o próprio preço.

Para prevermos a evolução do preço, temos de estudar o preço directamente. Claro que indicadores poderão ajudarmos se estivermos habituados a eles, e especialmente em certas acções etc, mas a meu ver, não complicar.

Quanto mais simples melhor.

Um simples gráfico, com Velas Japonesas para vermos e percebermos melhor o preço, é um ponto de partida. Nele poderemos identificar padrões geométricos, e até encontrar áreas de concentração de vermelhos ou azuis etc.

Esses padrões poderemos e até deveremos marcar com linhas, desenhar as formações, percebê-las, ver as suas projecções, etc.

E já que marcamos linhas, porque não, marcar linhas de tendência, suportes, resistências, canais, etc? Muito necessário.

Em time frames decentes, adaptado ao período que pretendemos prever.

E se queremos indicador, usemos uma média móvel, ocasionalmente, por sabermos que todos as usam, mas nos gráficos diários etc, porque poderão ser pontos de suporte e resistência importantes (quanto maiores e mais famosas forem), ou pura e simplesmente nos deixarem perceber melhor o preço e para onde vão.

Se eu tivesse de escolher?

Se só pudesse levar um comigo, num gráfico, em primeiro lugar escolheria:

- Velas Japonesas (caso a alternativa fosse um gráfico de linhas rectas, pois preciso do OHLC dos preços, se a alternativa fosse gráficos OHLC então esta opção cairia para depois dos Estudos de Linhas); Esta opção permitir-me-ia ver as formações geométricas também melhor, etc.

- Estudos de Linhas, segunda opção aqui, e caso já tivesse gráficos OHLC passaria a primeira. Porque um gráfico de linhas não serve para muito, preferia ter os gráficos OHLC ou Velas Japonesas (sendo a segunda preferêncial) para ver o preço e visualizaria as linhas mentalmente. Se já tenho as Velas Japonesas ou gráficos OHLC, então levaria comigo os estudos de linhas. Linhas de tendência, canais, resistências, suportes, formações geométricas, tudo!

- Se já tivesse as duas acima, iria só aí, buscar por exemplo as médias móveis. E estas com menos prioridade mas porque poderiam ser úteis.

- Se já tivesse tudo acima e pudesse levar mais uma opção comigo, iria o Volume. Prefiro-o muito mais do que vários outros indicadores juntos (que nem os uso), e até podemos fazer estudos com o Volume também.

- Só se já tivesse tudo o que está acima, é que poderia escolher algo mais. Mas sinceramente? Eu não escolheria.

No dia a dia

No dia a dia, olho para gráficos de Velas Japonesas (quando olho), em time-frames nunca inferiores a 1 hora, ou 1 dia por vela, visualizo formações por aí, visualiço tendências e padrões, se quiser fazer um estudo exacto uso estudos de linhas, linhas de tendências, resistências etc, e aqui incluo também Fibonacci Retracements e coisas assim, etc. Médias móveis às vezes poderia colocar uma para ver se se aproxima de alguma famosa e depois tirar, ou ter uma para ver como se porta o par cambial. E o Volume nem costumo muito usar mas costuma lá estar.

É esta a minha opinião.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Responder com Quote
  #2  
Velho 21-03-2009, 20:20
mixmasterg mixmasterg encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 1
Por Defeito

Crashh,

Exelente artigo.
Muito Obrigado por partilhar os seus conhecimentos!
Responder com Quote
  #3  
Velho 23-03-2009, 19:30
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por mixmasterg Ver Mensagem
Crashh,

Exelente artigo.
Muito Obrigado por partilhar os seus conhecimentos!
De nada, queria apenas tentar passar sob um ponto de vista menos técnico alguns conceitos que penso poderem fazer parte das dúvidas de quem se inicia neste meio, falado de forma mais "humana". Espero que seja útil a algumas pessoas, e boas vindas!
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
  #4  
Velho 24-03-2009, 00:22
mixmasterg mixmasterg encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 1
Por Defeito

Espero um dia poder tb ajudar os mais novos.
Mas para já tenho muito que aprender...
Existe muita info na net, mas muitas vezes a linguagem é dificil p/ quem está a iniciar.

Mais uma vez Obrigado!
Responder com Quote
  #5  
Velho 26-03-2009, 22:28
mixmasterg mixmasterg encontra-se desligado
Novo Utilizador
 
About:
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 1
Por Defeito

O volume é importante na AT de acções.
Mas no Forex apenas temos o preço, não existe Volume (pelo menos não o encontro)

A importancia do Volume, terá a ver tambem com a % de especulação nesse volume.
Ou seja se a % de especuladores for 80% (quem negocia para ter lucro), existe uma "vontade propria" nesse volume.

Se pelo contrrario 80% for transacionado por necessidade (bancos, empresas em actividade comercial normal), nesse caso o volume é o que teve que ser, não abedece a nenhum criterio de rentabilidade.

Alguem tem uma ideia formada sobre o assunto?
Responder com Quote
  #6  
Velho 01-04-2009, 23:55
Avatar de Crashh
Crashh Crashh encontra-se desligado
Just myself
 
About:
Data de Adesão: Jul 2007
Mensagens: 1.045
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por mixmasterg Ver Mensagem
O volume é importante na AT de acções.
Mas no Forex apenas temos o preço, não existe Volume (pelo menos não o encontro)

A importancia do Volume, terá a ver tambem com a % de especulação nesse volume.
Ou seja se a % de especuladores for 80% (quem negocia para ter lucro), existe uma "vontade propria" nesse volume.

Se pelo contrrario 80% for transacionado por necessidade (bancos, empresas em actividade comercial normal), nesse caso o volume é o que teve que ser, não abedece a nenhum criterio de rentabilidade.

Alguem tem uma ideia formada sobre o assunto?
Viva,

No Forex existe Volume também, e tem a sua importância no trading igualmente, poderá ter umas vezes mais que outras, mas existe, e em algumas corretoras ou plataformas é apresentado sob a forma de indicador, em plataformas como o Metatrader basta um clique no botão direito, activar algo e já está, depende da plataforma, mas existe, e não é pouco, são uns triliões por dia.

Quanto a quem participa nos mercados, os traders como nós não são a maioria, a maioria são bancos centrais, ou bancos, ou empresas, exportações, petróleo, tudo o que é global influencia esse mercado, e sim o Volume poderá não ter a tão forte importância que teria na Bolsa, mas tem a sua importância, e poderá ser tido em conta.

Mas nada melhor que a análise de certos pontos de inversão de mercado e os seus Volumes correspondentes para se ver a relação entre estes e as variações de preços.

Mas um movimento de preços num mercado que cai ou sobe com muito volume será sempre diferente de um movimento de preços num mercado que cai ou sobe por falta de liquidez.
__________________
[url=http://www.bolsapt.com/]Bolsa PT[/url] / [url=http://www.canalforex.com/]Forex PT[/url]
Início de Novo Tópico
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »

Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Opções

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens
O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:

Tópicos Semelhantes
Tópico Início de Novo Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Análise Técnica - Ichimoku Cloud EUR/USD e GBP/USD (2013-01-04) SiriusFX Análise Técnica em Forex 0 04-01-2013 14:31
PNG p/ análise de indicadores no momento real. afernandes Análise Técnica em Forex 5 26-11-2010 19:11
Quero aprender FOREX tocosta82 Fórum Geral de Forex 14 23-04-2010 21:22
Analise tecnica... um padrao para guiar a massa? afernandes Análise Técnica em Forex 2 07-04-2009 11:33


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 02:40.

Largura do Site:


Copyright@2007-2024 - CanalForex.com, todos os direitos reservados.